top of page

Fevereiro Laranja:doação de sangue e medula óssea

O mês de fevereiro é marcado pela campanha "Fevereiro Laranja", que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. Atualmente, essa doença ocupa a 9a posição nos tipos de câncer mais comuns em homens e a 11a em mulheres. Com isso, ressaltamos a relevância desta campanha, tanto para alertar sobre possíveis sintomas, quanto para tratar da prevenção, conscientizar sobre a necessidade de exames e, principalmente, alertar sobre a importância da doação de medula óssea.

A leucemia é um tipo de câncer que causa o crescimento acelerado e anormal nas células do sangue, responsáveis pela defesa do organismo, os leucócitos. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as chances de cura. Assim, os especialistas alertam para sintomas como anemia, cansaço e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecção, febre, hematomas e sangramentos espontâneos.

O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais, como o hemograma, mas deve incluir ainda exames de bioquímica, de coagulação, além de mielograma, imunofenotipagem e cariótipo, que são os exames de medula óssea.

Para ser doador de medula óssea, basta ter entre 18 e 35 anos, apresentar boas condições de saúde, não ter apresentado ou estar em tratamento de câncer, doenças no sangue, no sistema imunológico ou ainda doenças infecciosas e realizar o cadastro no Hemocentro. Se você pode, faça sua parte!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page