top of page

PV WASHER - Aplicação, uso e desempenho em detalhes


A PV WASHER foi desenvolvida para atender a demanda de lavagem de módulos fotovoltaicos utilizando-se como premissa as determinações dos mais exigentes fabricantes de módulos quanto a lavagem sem contato direto de nenhum equipamento ou aplicação de produto a não ser água potável.

Uma grande preocupação no desenvolvimento foi o consumo de água. A PV WASHER utiliza 1,2 L/módulo para linhas de mono eixo e 0,8 L/módulo para linhas duplo eixo. Em condições de acesso normais, a PV WASHER lava 37 m/min para mono eixo ou 74 m/min para duplo eixo, podendo produzir num dia 14.000 m/dia ou 24.000 m/dia.

Sua patente global possibilita aos usuários que adquirem esse equipamento, exclusividade que reverte ao cliente final a preservação do maior ativo da usina. Também propicia a lavagem sem a necessidade de desligamento do sistema que está sendo lavado e, assim, reduzindo perdas de geração causadas por outros sistemas de limpeza.

A PV WASHER é acionada pela tomada de força do trator de forma universal. Ela foi desenvolvida para ser transportada por qualquer veículo utilitário pequeno pesando 320 kg vazio.
Sua lavagem é por aspersão com pressão controlada de acordo com as orientações dos fabricantes dos módulos.

Pode lavar de forma frontal ou pela parte traseira do módulo, caso o acesso dianteiro esteja interrompido pelo acionamento do tracker.

A aplicabilidade da PV WASHER pode ser para a primeira lavagem, que é logo após a conexão do parque, onde o módulo em sua maioria encontra-se com excesso de sujidade proveniente de longo tempo de exposição a poeira e orvalho, ou para a lavagem periódica durante toda a vida útil do módulo. Sua eficácia comprovada é de no mínimo 97% e no máximo 99% na limpeza de poeira ou outras partículas igualmente finas.

Imediatamente após a lavagem, principalmente quando o módulo se encontra sujo por muito tempo, poderá ser percebido pequenas manchas causadas pela impregnação causada pela mistura poeira x orvalho. Essas manchas são somente estéticas e não causam diminuição de geração. Entretanto, para esses casos de pequenas manchas, quando solicitado pelo cliente, poderá ser aplicado um MOP desenvolvido para a PV WASHER especificamente para esses casos onde a microfibra aplicada é de baixa aderência e é aplicada após a lavagem onde não há poeira para propiciar atrito. A aplicabilidade nestes casos, pode ocorrer em conjunto com a lavagem mecanizada através de 2 (duas) saídas de água igualmente pressurizada na parte traseira que fará o arremate em conjunto com o MOP.

A PV WASHER não remove nenhum tipo de incrustação proveniente de excremento de pássaro, insetos mortos, cola ou qualquer outra incrustação. Nestes casos, quando solicitado pelo cliente e devidamente registrado, o MOP poderá ser utilizado. Entretanto, a depender do tempo de incrustação, o excremento, insetos, etc, poderão até serem removidos sem aplicar força e excesso de esfrega, mas, mesmo assim, a mancha permanecerá. Para a obrigatoriedade da retirada deste tipo de mancha somente com a orientação do fabricante do módulo para a definição do produto a ser utilizado.

A PV WASHER não seca o módulo após a lavagem e, portanto, quando solicitado, deverá ser estruturado equipe separada.

Quer saber mais sobre a PV Washer? Conheça nossa página de vendas


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page