top of page

Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais

As hepatites virais B e C afetam 325 milhões de pessoas no mundo, causando 1,4 milhão de mortes por ano.


A hepatite é a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas depois da tuberculose. E 9 vezes mais pessoas são infectadas com hepatite do que com o HIV. Entretanto, a hepatite é evitável, tratável e, no caso da hepatite C, curável.



Criado em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais foi estabelecido como 28 de julho, sendo este mês conhecido como Julho Amarelo, com ações de prevenção à propagação dos vírus realizadas em todo o mundo.


A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.


Hepatites podem ser silenciosas, nem sempre apresentando sintomas, mas, quando estas aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.


Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites, observe se você já se expôs a algumas dessas situações:


  • Condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);

  • Se praticou sexo desprotegido ou compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D);

  • Da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D).

Procure sempre orientação médica. E lembre-se, cuidar da sua saúde é sempre o melhor remédio!


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page