top of page

Saúde Ocular: cuidados essenciais para uma boa visão

O dia 10 de julho foi instituído como o Dia Mundial da Saúde Ocular, data que tem por objetivo mostrar às pessoas os benefícios das medidas preventivas. Parece algo básico, mas cerca de 80% dos problemas de visão – incluindo leves, moderados, severos e graves – poderiam ser evitados com diagnósticos precoces, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).


Além disso, segundo a Previdência Social, o olho é a quinta parte do corpo humano mais lesionada por acidentes no ambiente de trabalho, um dado alarmante que reforça a necessidade do cuidado ser redobrado. Assim, nós, da GLD Energia, reunimos aqui cuidados que devem ser seguidos, impreterivelmente, e, alguns hábitos simples que podem ser inseridos no seu dia a dia, para ajudar a manter a boa saúde de seus olhos.



  • Utilize sempre os óculos com lentes de segurança e demais equipamentos de proteção individual (EPIs). Eles previnem em torno de 90% dos acidentes de trabalho e sem a proteção há o risco de perda permanente da visão.

  • Ficar atento com a conservação dos óculos de segurança: observe o prazo de validade e certifique-se de que o produto está apto para ser utilizado.

  • A armação dos óculos deve ficar justa e firme no rosto do profissional;

  • Os profissionais com astigmatismo, hipermetropia ou miopia, devem utilizar óculos de segurança com grau, prescrito por uma receita do oftalmologista.

  • Nunca esfregue os olhos se algo cair dentro deles, pois essa ação poderá machucá-los ainda mais.

Hábitos diários:


– Evite coçar os olhos;

– Ao menos uma vez por dia, higienize a área em volta dos olhos;

– Pisque com mais frequência, isso evita o ressecamento dos olhos;

– Consuma mais peixe: o alimento é rico em ômega 3 e contém vitaminas A, B,D e E;

– Não use colírios sem orientação médica;

- Mantenha o controle da hipertensão e da diabetes;

- Use óculos com proteção ultravioleta (UV), tanto em dias ensolarados como nublados.


Para a GLD a sua segurança deve estar sempre em primeiro lugar. Agende regularmente uma consulta para realizar exames preventivos.



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page