top of page

GLD promove capacitação de prevenção à Febre Maculosa


No dia 28 de junho, realizamos nas UFVs, um DDS geral sobre o tema Febre Maculosa, que tem chamado muita atenção nos últimos dias, devido à propagação da doença. Nosso principal objetivo foi orientar os colaboradores sobre os cuidados que devem ser tomados como prevenção, além de alertá-los sobre os sintomas. A doença infecciosa é transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim da espécie Amblyomma cajennense, não sendo passada diretamente de pessoa para pessoa nem pelo contato com animais infectados.

Os sintomas mais comuns são: febre, dor no corpo, dor de cabeça, vômito, diarréia e manchas avermelhadas pelo corpo, que surgem de 2 a 14 dias após a picada pelo carrapato-estrela infectado.

O carrapato-estrela pode ser encontrado em áreas com acúmulo de folhas secas, mata, gramado, pastos, beira de lagoa, córregos e rios, principalmente, se esses locais forem frequentados por capivaras, cavalos e animais silvestres. Então, se você tiver febre após visitar áreas verdes, procure um serviço de saúde e informe ao profissional que esteve nessas áreas.

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page